sábado, 7 de março de 2009

Carne vermelha: Os prós e os contras!

Muitas pessoas adoram comer carne vermelha e até salivam ao imaginar uma suculenta picanha assada. No entanto, não é recomendável exagerar. Apesar deste tipo de carne ser um alimento importante para prevenir a ocorrência de anemia ferropriva, por ser fonte de ferro de alta biodisponibilidade e de concentrar outras proteínas de alto valor biológico, como as vitaminas do complexo B e outros nutrientes, a moderação na hora de consumir é o melhor caminho.
Vários estudos têm demonstrado que ingerir carne vermelha em demasia pode causar doenças cardiovasculares, derrames e alguns tipos de câncer, principalmente o de intestino, comum nos países ocidentais (Os orientais são mais adeptos a ingestão de carnes brancas).
O ideal é consumir uma média de 240 gramas de carne por semana (isso mesmo, por semana!), pois o nosso organismo não tem capacidade para digerir grandes quantidades, principalmente se esta for processada, segundo a nutricionista Soraya Dib.
O indicado é intercalar a carne bovina, com carnes brancas, sem esquecer dos alimentos ricos em fibras como os cereais integrais, frutas e verduras. E, além disso, vale lembrar que há outros alimentos, como a lentilha e o amendoim, por exemplo, que assim como a carne vermelha, são excelentes fontes de proteínas.
Carnívoros x herbívoros:
Para aqueles que acreditam que não há como diminuir a quantidade de carne a ser ingerida, é bom saber que os seres humanos não são seres considerados propriamente carnívoros. Há, nos humanos, características que se assemlham mais aos herbívoros.
Os carnívoros têm em sua composição: garras, transpiração pela língua, dentes afiados na frente e sem os molares chatos atrás para moer, intestino três vezes o tamanho do seu próprio corpo para que a carne - que logo apodrece - possa passar rapidamente, o fato de possuir um forte ácido hidroclorídrico no estômago para a digestão da carne e saliva ácida.
Os herbíveros têm dentes afiados na frente, mas com molares chatos atrás para moer, um intestino que é de 10 a 12 vezes maior que o corpo, ácido estomacal vinte vezes mais fraco que o dos carnívoros e saliva alcalina com ptialina para pré-digerir grãos. Essa descrição dos herbívoros coincide com o funcionamento do corpo humano. Logo, se o forte da alimentação humana fosse a carne, não haveria tanta similaridade das características físicas dos humanos com as dos herbívoros.
Assim, na hora daquele churrascão de dar água na boca, aproveite sem exagerar. O seu organismo agradece e os boizinhos também!

Ps.: O que, aliás, merece um adendo, é a criação de gado sem fiscalização na Amazônia, que está sendo causa de desmatamento da floresta e destruição do meio ambiente. Na hora de comprar carne, procure saber a procedência. O planeta agradece!

Um comentário:

  1. rapaz se todo mundo seguisse estas dicas ou pelo menos a maioria o planeta taria salvo pois não haveria excesso de carne a ser consumida!

    ResponderExcluir