domingo, 15 de março de 2009

Bullying e cyberbllying - O que é e como evitar?


Você está atento as atividades que seu filho desenvolve na internet ou na escola? O bullying e o cyberbulling, ou seja, colocar apelidos, ofender, humilhar, discriminar, perseguir e amedrontar, é uma realidade da vida moderna. A diferença, entre um e outro, é que o bullying acontece na atividade diária escolar, já o cyberbullying ocorre através de e-mails, celulares, blogs, fotologs ou sites de relacionamento. Tanto um quanto o outro é uma prática de exclusão social. Os agressores são geralmente os líderes da turma, os mais populares. São os que gostam de colocar apelidos nos mais frágeis. Assim como a vítima, ele também precisa de ajuda psicológica. De acordo com os especialistas, este adulto, no futuro, pode ter um comportamento de assediador moral no trabalho e, pior, utilizar da violência e adotar atitudes delinquentes ou criminosas.
Esse tipo de comportamento é considerado crime de ódio e tem penas previstas de um a três anos de reclusão. Se o indivíduo for menor estará sujeito as sanções do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) que variam de medida socioeducativa a internação.
As crianças e adolescente que são vítimas desse tipo de ação podem ficar agressivas ou deprimidas, elas se sentem ansiosas, tem baixo autoestima, podem se recusar a ir a escola, entre outros desfechos. De acordo com a educadora Cléo Fante, o ideal é fazer um trabalho preventivo de orientação. No caso do cyberbullying, não basta dar um computador, é preciso ensinar a criança e o adolescente a usá-lo com responsabilidade. Infelizmente, colocar filtros nos computadores é insuficiente para garantir a segurança das crianças e adolescentes. A internet precisaria ser um ambiente seguro, mas ela ainda não é, por isso, o aconselhável é que os pais observem os seus filhos. A coordenadora do curso de pedagogia da Unicamp, Angelina Soligo, afirma que muitos professores não sabem como agir diante do bullying e, em geral, acabam fingindo que não veem.
Na escola, caso você perceba que o seu filho está tendo um comportamento estranho o mais indicado é conversar com a criança e depois procurar a direção da instituição de ensino em que seu filho está matriculado. Se não houver resultado, dependendo da gravidade, no caso de haver violência física, por exemplo, o ideal é denunciar os agressores através do número 100.

Veja como a família pode ajudar:
- Seja o filho vítima ou agressor os pais devem estar alertas para o problema, pois ambos precisam de ajuda e apoio psicológico.
- Mostre-se sempre aberto a ouvir e a conversar com seus filhos;
- Fique atento às bruscas mudanças de comportamento;
- É importante que as crianças e os jovens se sintam confiantes e seguros de que podem trazer este tipo de denúncia para o ambiente doméstico e que não serão pressionados, julgados ou criticados;
- Comente o que é o bullying e os oriente que esse tipo de situação não é normal. Ensine-os como identificar os casos e que devem procurar sua ajuda e dos professores nesse tipo de situação;
- Se precisar de ajuda, entre imediatamente em contato com a direção da escola e procure profissionais ou instituições especializadas;

Em se tratando do universo virtual (computadores), como se portar e também instruir os filhos:
- Não envie ou repasse mensagens com agressões;
- Caso receba alguma mensagem ofensiva, não responda e grave todas as mensagens e imagens;
- Bloqueie o contato dos agressores no celular, bate-papo, e-mail e redes de relacionamento;
- Seja sempre educado no que fizer pela internet; cuidado com o que escreve e com as imagens que divulga;
- Se algum conhecido está sendo vítima, encoraje-o a denunciar.

3 comentários:

  1. mto bom !! tenhamos q tomar atitude..isso nao pode ficar por fikaar !!

    ResponderExcluir
  2. poxa maneiro, sou da bahia e sabe como e os baianos sao fazem parte das principais vitima desse ato.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir