domingo, 1 de fevereiro de 2009

Acordo Ortográfico

Em outubro do ano passado, o presidente Luis Inácio Lula da Silva, assinou o novo Acordo Ortográfico, que começou a vigorar no dia 01 de janeiro e teve como objetivo alterar algumas palavras do vocabulário brasileiro. Essas mudanças visaram tornar a língua portuguesa mais uniforme entre os países que falam o idioma. Houve diversas alterações, como: o vocabulário passará a contar com três letras a mais: K, W e Y. Essas letras já eram utilizadas no país, mas sem ser reconhecidas formalmente. Algumas palavras como: Ideia, pera, pelo, bocaiuva, creem, perdoo, entre outras, perderam o acento. O trema foi extinto, mas será mantido em palavras estrangeiras e suas derivadas. As regras com relação à utilização do hífen também sofreram alterações.
Muitos reclamaram das novas regras, enquanto outros acreditam que com o tempo todos acabarão se acostumando. Tudo que é novo costuma causar um certo receio nas pessoas, mas com o tempo todos se adaptarão. Até dia 31 de dezembro de 2012 ainda serão aceitos escritos na norma antiga. Mas é melhor ir treinando, pois o tempo passa depressa...
Enquanto você não fica craque, pode pedir socorro em alguns sites como o Flip (Ferramentas para a Língua Portuguesa), no qual é possível fazer as verificações. o endereço é: http://tinyurl.com/ckfvcu. Ele analisa o texto e devolve as palavras com as devidas correções. E há ainda o site Interney (www.inteney.net/conversor-ortográfico.php) é outro endereço que faz as alterações. Nele, o usuário digita as palavras ou o texto e, em seguida, clica em “Envia”.
E como diria uma coleginha... E vamo que vamo (sem s mesmo)... rsrsrs

3 comentários:

  1. Poh, tava tão bom do jeito antigo mais até 2012 rola de aprender... Achei interessante o presidente ter assinado a lei já que nem as regras antigas ele devia conhecer!
    Parabéns pelo blog!
    bjos


    Fred

    ResponderExcluir
  2. Sou da turma que acha que daqui a pouco todo mundo acostuma com as mudanças. Para nós que trabalhamos com comunicação, no entanto, o choque é muito grande! Por incrível que pareça, me lembro muito bem da primeira palavra que escrevi com as novas normas (foi "ideia") e fiquei puto por não colocar acento!
    Rafa, seu blog tá muito legal! Tá atiçando aqui a vontade!! hehehe
    Bjão!!

    ResponderExcluir