domingo, 5 de abril de 2009

Vivendo e aprendendo!

Estes dias vi um exemplo que me chamou a atenção, por isso acho que vale à pena partilhar. Costumo frequentar uma igreja que está sempre muito lotada. E, no dia em que ocorreu o fato que vou narrar, estava ainda mais cheia, pois era dia de evento.
Lá, não há cadeiras suficientes para atender a demanda de pessoas que frequenta o local. Então há muitos que para conseguir sentar, geralmente, levam seus próprios assentos. Nesse dia, (eu, que também tinha levado o meu próprio banquinho para sentar) me acomodei, ao lado de um rapaz que levou, além de um banco para ele sentar, um para a namorada que chegaria mais tarde por causa do trabalho. No entanto, como em todos os lugares têm todo o tipo de pessoas, veio uma jovem senhora e sentou-se no assento que o rapaz trouxe. Ele apenas olhou, mas não disse nada.
Eu, ao observar a situação, já me coloquei no lugar da moça e do rapaz e fiquei revoltada com a atitude da senhora. Pensei comigo: “Senhora folgada! Com certeza é do tipo de pessoa que gosta de levar vantagem em tudo!” E assim, o tempo passou, a missa começou e mais tarde a moça chegou. A senhora, quando percebeu que a dona do lugar chegou, se levantou... Mas daquele jeito: Sem se afastar do assento e com cara de desentendida. Foi aí que eu me surpreendi: A moça, sem pensar duas vezes, sentou-se no chão, aos pés do namorado, pegou o banco e falou para aquela senhora que ela podia sentar-se.
O mais natural seria a jovem reivindicar o lugar, e, no entanto, ela não o fez. Com essa atitude, ela conseguiu aproveitar a missa e a senhora também. Ela foi sábia e, ao invés de se estressar por uma besteira, escolheu ser gentil e, ainda, praticar uma boa ação! Ela compreendeu que, nesse caso, ao ceder, não seria lesada em nada. E eu aprendi uma lição com a atitude dela. Ela não precisou mencionar nenhuma palavra diretamente para mim para me ensinar algo positivo, apenas agir! Compre esta ideia! A ação que praticamos, seja boa ou má, sempre repercute em quem está a nossa volta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário