terça-feira, 28 de abril de 2009

Gripe Suína

Ultimamente só se fala no vírus da gripe suína, mas o que é exatamente? É uma doença respiratória altamente contagiosa e aguda causada pela combinação entre os vírus que ocasiona a gripe humana, a aviária e, que misturada ao vírus suíno, causa a Influenza Tipo A.A., que é a doença que está assustando a todos com uma ameaça de epidemia. No entano, os porcos só a transmitem para os seres humanos quando estão vivos. Isso acontece através das secreções que os animais produzem e pelo ar, assim como acontece com a gripe humana. Ao ter a sua carne cozida o vírus desaparece e não contamina. Muitos países vacinam as populações de porcos rotineiramente contra a gripe suína.
Nos humanos os sintomas dessa gripe são: Coriza, febre, dores nas articulações. O período de contágio é de sete dias, sendo que, nos dois primeiros dias a doença ainda é assintomática. No Brasil ainda não houve nenhum caso comprovado. Ainda não existe nenhuma vacina contra o vírus em humanos e não foi comprovada a real eficácia de nenhum medicamento. O fato de ainda não haver uma vacina, é que o vírus da gripe muda muito rapidamente e a equivalência entre a vacina e os vírus em circulação é muito importante para oferecer imunidade protetora adequada às pessoas vacinadas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) seleciona vírus para fabricar a vacina contra a gripe duas vezes ao ano, mas entre estes não está o que ocasiona a gripe suína. No entanto, a OMS está trabalhando em estreito contato com suas instituições parceiras para desenvolver novas recomendações sobre o uso da vacina contra a gripe sazonal humana na prevenção da infecção pela suína. No organismo o vírus, depois das duas primeiras semanas, transforma o quadro de gripe para uma grave pneumonia que pode levar o paciente a morte.
Não tem como provar que acontecerá uma pandemia de gripe suína no mundo, mas há possibilidade, caso o vírus venha a estabelecer um percurso de transmissão eficiente de humano a humano. O impacto desta pandemia é difícil de prever, pois depende da virulência do vírus, da imunidade existente entre as pessoas e de fatores de hospedagem.
Os hábitos que podem evitar o contágio são: Evitar contato próximo com pessoas que estejam doentes pelo vírus, com febre e tosse. Lavar as mãos com água e sabão frequentemente. Praticar hábitos saudáveis como dormir devidamente, comer alimentos nutritivos e se manter ativo fisicamente. Mantenha sempre o ambiente de sua casa limpo e arejado e, caso esteja próximo de alguém contaminado, cubra o nariz e a boca ao prestar assistência. As máscaras podem ser adquiridas comercialmente ou improvisadas com materiais facilmente disponíveis, desde que sejam jogadas fora ou lavadas devidamente. E tente manter a pessoa infectada em uma seção separada da casa; caso isso não seja possível, mantenha o paciente a pelo menos um metro de distância dos demais moradores.
Ao desconfiar que você está acometido da doença: Contate seu médico ou serviço de saúde antes de ir ao local e informe sobre os sintomas. Explique porque você imagina estar com a gripe suína (por exemplo, por ter regressado de uma viagem recentemente, onde há um surto humano de gripe suína). Siga as recomendações de tratamento que receber. Se não for possível contactar o serviço de saúde com antecedência, comunique sua suspeita assim que chegar ao local e mantenha o nariz e a boca cobertos durante o percurso até lá.
É importante estar atento, mas não deixe que o pânico tome conta de você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário