terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Aquecimento Global

De acordo com o IPCC (Painel Intergovernamental Sobre Mudanças Climáticas) a aceleração do processo de aquecimento global que foi verificado nos últimos 50 anos é uma possível conseqüência de um aumento dos gases de efeito estufa lançados na atmosfera de forma desordenada.
O efeito estufa acontece quando gases da atmosfera, como o dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), óxido nitrato (N2O) e CFC's, absorvem parte da radiação solar e, assim, retém o calor na Terra. Então a superfície terrestre acaba ficando cerca de 30º C mais quente, pois recebe aproximadamente o dobro de energia da atmosfera em comparação a energia que recebe do sol. Um dos gases mais nocivos é o metano.
Em 1997 entrou em vigor o Protocolo de Kioto. O Brasil está entre os 166 países que tem como objetivo tomar medidas para reduzir a emissão dos gases nocivos a atmosfera. Os países industrializados são os maiores responsáveis pela emissão desses gases, entretanto os Estados Unidos, que é responsável por 36% da emissão desses gases venenosos se recusaram a assinar o protocolo.Mas, afinal, quais as maiores conseqüências do aquecimento global? Ele é responsável pelo aumento da desertificação, pela maior intensidade dos furacões, que nos últimos 35 anos vem atingindo os mais altos níveis, entre 4 e 5, o derretimento das geleiras e a elevação do nível do mar, entre outros dissabores.

2 comentários:

  1. A sua matéria é muito oportuna. No momento está acontecendo o Fórum de Belém do Pará. Seria interessante você acompanhar as decisões.
    A Amazônia deve ser preservada a todo custo e os governos devem ficar atentos às reinvidicações de toda população, principalmente índigena.

    Maria Auxiliadora Nascimento

    ResponderExcluir
  2. Professora Maria Auxiliadora, fico feliz com sua visita e com seu comentário.Vou acompanhar melhor a situação de Belém do Pará sim. Realmente a Amazonia é nosso tesouro e precisa ser preservada. Beijão!

    ResponderExcluir